skip to Main Content

A História do Gin

O gin é bastante conhecido como sendo uma bebida inglesa, embora na verdade seja originária da Holanda.

Tudo começou no século XVII, quando um médico – conhecido por Sylvius – fazia pesquisas afim de encontrar um remédio para problemas renais.
Em uma das suas experiências, Sylvius acabou por criar o primeiro gin da história, ao acrescentar zimbro a destilado de cereais.

O nome gin, é proveniente do termo genever, que em holandês significa zimbro.
A Toscana, em Itália, é a principal região produtora deste ingrediente.

Contudo, apesar de os experimentos de Sylvius fossem para a criação de um remédio, o que ele não estava à espera era que este fosse procurado até por aqueles que não necessitavam de o tomar.
O facto do gin ter um sabor diferente e de o seu valor ser bastante acessível ao povo, fez com que a procura deste produto aumentasse.

Na época da Guerra dos Trinta Anos, os soldados ingleses bebiam gin para aquecer o corpo, contudo, o hábito de tomar a mesma não terminou no fim da guerra.
Foi por este motivo que a bebida ficou tão popularizada, fazendo com que muitos acreditassem que pudesse ser proveniente da Inglaterra.

Atualmente, junto ao zimbro e ao destilado de cereais, é possível adicionar diversas combinações de sabores, aromas e cores, para dar mais personalidade e variedade aos tipos de Gin disponíveis no mercado.

Deixe uma resposta

Back To Top