skip to Main Content

Espumante ou Champanhe?

Qual a verdadeira diferença entre champagne e espumante?

Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os degustadores iniciantes.

Se há uma coisa que todos sabemos sobre estas bebidas borbulhantes, é que elas são deliciosas, refrescantes e deixam qualquer festa mais alegre.

Porém, nem todos sabem quais os fatores que diferenciam as bebidas e, por muitas vezes, acabam chamando de champagne qualquer vinho que faça espuma e tenha bolhinhas.

Vamos descobrir qual a diferença entre ambas as bebidas!

Vinho Espumante

O vinho espumante, é um vinho que passa por uma segunda fermentação, que pode acontecer em grandes cubas de aço inox ou na própria garrafa.

A primeira fermentação, a alcoólica – que transforma o açúcar natural da uva em álcool -, é equivalente para todos os tipos de vinhos.

Já a segunda fermentação, é realizada com o intuito de adquirir a efervescência, resultando na espuma e nas bolhinhas, que são muito apreciadas neste estilo de vinho.

Os espumantes são produzidos em diversos países e através de diferentes processos, como o Champenoise (ou Tradicional), Charmat e Asti.

O Champagne

Quem nunca ouviu a famosa frase: “Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne”?

O champagne é o vinho espumante elaborado na famosa região francesa de Champagne.

Em 1927, Champagne ganhou o título de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de Origem Controlada).

Isto significa que, apenas os vinhos feitos de uvas – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay – cultivadas dentro desta região delimitada e respeitando rigorosos métodos de produção, podem usar o nome champagne.

Conclusão

Como vimos, a diferença entre champagne e espumante nada mais é do que uma questão geográfica.

Para utilizar o tão famoso termo champagne no rótulo, o vinho precisa ser produzido na região francesa de mesmo nome, com uvas específicas, e seguir rígidas regras de elaboração.

Portanto, qualquer vinho produzido fora desta região francesa, não é um verdadeiro champagne.

Deixe uma resposta

Back To Top